quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Galettes de blé noir (sarrasin)




Meu amigo Phillipe Nicolas me ensinou a fazer (mas tenho que praticar mais) as legítimas Galettes francesas com trigo sarraceno.




Ele tem uma prática danada pra fazer as galettes, além do todo o equipamento próprio.  
A receita mais simples e mais conhecida é simplesmente recheada com manteiga e sal.  
A que ele preparou pra nós é mais elaborada um pouco, mas nada difícil.



Ingredientes da massa (rende umas 15 galettes):


Farinha de trigo sarraceno 250g
500 ml de água
2 colheres de chá de farinha branca
1 ovo
Sal 
pimenta
óleo


Para o recheio de cada galette:

1 ovo
fatia de presunto 
e queijo Gruyere




Preparação:


- Em uma tigela, coloque a farinha de trigoAdicionar a gema de ovo e a farinha branca. Misture e adicione a água aos poucos, até obter uma pasta grossa.- Em outra tigela, bata as claras até ficarem firmes, adicione uma pitada de sal, uma pitada de pimenta e duas colheres de chá de óleo. Continue a bater lentamente- Mexa misturando as duas massas delicadamente.- Deixe descansar por uma hora:Montagem- Em uma panela antiaderente, passe uma toalha de papel umedecido com óleo. Aqueça e distribua uma concha pequena de massa sobre a superfície da panela. Asse até ficar  dourado de um lado e vire.  Quebre o ovo em uma metade e o espalhe para cozinhar. Na outra metade, meia colher de manteiga espalhada e uma fatia de presunto. Quando o ovo cozer, coloque o queijo sobre ele, e dobre a galette. O calor fará o queijo derreter.    


Pode-se abusar da criatividade na hora de rechear,  usar cogumelos,  molhos, vegetais ou  também aquele frango que sobrou de ontem, é só desfiar. 




C'est très délicieux!!!!


2 comentários: