Pão de Fécula de Batata

Eu e as batatas.

Pelo jeito estou desenvolvendo uma relação fixação pelo pão com e de batatas, mas hoje estou feliz com o resultado!!

O que mais tem no supermercado aqui é fécula; de batata, de batata doce, de arroz, de milho...

O nome aqui é starch.

Outro dia comprei um pacote de "potato starch" e decidi que ia fazer pão com aquilo. Na minha cabeça era pão de batata, mas nunca tinha lido ou me interessado por ele antes, então nem me passava na idéia de que ia batata "em pessoa" na receita. Eu decidi que ia fazer um, que não incluísse a "batata em pessoa"!

Cata uma receita daqui, outra dali e nenhuma me agradou...


Decidi inventar!

Pão de Fécula de Batata


Fui jogando na batedeira, conforme "baixou a inspiração" (ainda bem que resolvi escrever enquanto fazia)

- 1 xícara de fermento de batata (+ 1 colher de chá de fermento seco, porque meu fermento de batata parecia meio fraco)
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher se sobremesa de sal
- 1/2 xícara de óleo de oliva
- 350 gramas de potato starch (fécula de batata)
- 200 gramas de margarina
- farinha de trigo até dar o ponto (uns 800 gr mais ou menos)

Deixei sovar até ficar lisa. Tirei da batedeira e sovei na mão, já fazendo os pãezinhos.

Deixei crescer até dobrar de tamanho e assei por uns 40 minutos em fogo médio (180ºC)



Com o que sobrou da massa, fiz um pão recheado com zahtar e queijo. Abri a massa com pouco mais de 1 centímetro de espessura, espalhei o zahtar e três fatias finas de queijo Norvégia (um tipo mussarela que trouxemos da Noruega. Fiz uns cortes no pão, só pra ficar bonitinho; assei logo depois que retirei a primeira fornada.







Só posso dizer: Huuuummmmmmm mais que delícia! Trilícia!

Comentários

  1. Nossa Leandra! Ficaram super bonitos e apetitosos! Já notei que aqui na Korea tem "starch" de tudo, menos da tapioca que substitui o polvilho doce no pão de queijo... só consegui comprar uma ou duas vezes, depois só encontrei uma mistura doce desse polvilho... literalmente misturada com açúcar.

    ResponderExcluir
  2. Hum..... que cara boa que está esse pão!!! Me deu vontade.
    Pra fazer sem o fermento de batata eu uso que tanto de fermento seco, Lê?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Kris, pra este tanto de pão, usa 2 colheres de sopa de fermento seco. (colher de mãe, sabe como e?), e usa água morna.

    ResponderExcluir
  4. Leandra

    Por favor,nesta receita não vai nem um pouco de leite ou água? só meia xícara de azeite?

    ResponderExcluir
  5. Lazaro, o fermento de batata é a parte líquida da receita.
    Se você -não usar o fermento de batata- substitua por 1 xícara de água + 1e1/2 colher de sopa de fermento seco.

    ResponderExcluir
  6. Posso trocar o trigo por farinha de arroz?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas