Pão com fermento de Batata - Fase 1

Me deu saudades do pão que o meu saudoso pai fazia, (Seu Divo deve estar fazendo sucesso cozinha do céu) e resolvi tentar fazer igual.

É um processo demorado, porque você precisa esperar a fermentação natural da batata, mas o sabor do pão fica completamente diferente.

Hoje de manhã (as 9h aproximadamente) eu eu comecei a "semente" a partir do zero.

Ralei duas batatas inglesas médias no ralo grosso, depois passei no processador pra ficar bem moída, (você pode ralar no ralo fino também) ;

acresci 3 colheres de sopa de açúcar,

uma colher se sopa de sal e

uma xícara de água morna (+ pra quente).

Coloquei também uma pitadinha, (coisa de 1/8 de colher de chá) de fermento seco pra dar o primeiro empurrão.

Mas se você não tiver fermento em casa e as batatas forem boas, pode fazer sem, só vai demorar algumas horas a mais pra ficar pronto a primeira "semente".





A origem.


De tarde, depois das 4 horas, ele já tinha fermentado e crescido bem, e fiz a primeira "quebra". Mexe-se todo o conteúdo e despeja fora 2/3. Como quero o sabor natural, não usei essa primeira fermentada.


A primeira fermentação.


Refiz o processo (ralei a batata, moí, adicionei sal e açúcar e 1 xícara de água) e adicionei ao 1/3 que guardei da primeira semente, misturando bem. As 9 da noite já havia crescido novamente, então fiz a primeira etapa do pão.



Misturei tudo, mexi bem e usei 2 xícaras desta mistura pra começar o pão. É só adicionar uma parte da farinha que vai usar, formando um creme mole e deixar fermentar novamente.




O Restante é a "semente" que fica pra fazer mais fermento e o próximo pão.

Amanhã a continuação e o resultado!

(acho que vou ter de levantar de madrugada se não quiser ver o fogão todo melado.... O trem tá crescendo que só!)

Comentários

  1. Uau!!!! esse site é um super achado!!!! Parabéns e muuuuuuito sucesso!
    Vou fazer o fermento, tenho certeza que é ótimo!
    Adoro tudo isso!!!!
    Muita luz em seu viver....
    Rosana/Brasilia

    ResponderExcluir
  2. Lembrei com muita saudades da receita ,e vou fazer com certeza.Lembrei de minha tia que oferecia sempre um paozinho quente com geleia tambem feito em casa.
    Acho que hoje ela esta fazendo delicias no céu para os anjinhos.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Amiga, essa parte que se quarda (semente) por quanto tempo posso guardá, e coloco na geladereira? o sabor desse pâo è muito bom< eu nâo sabia como fazer o fermento> obrigadoooo

      Excluir
  4. vou tentar fqazer,eu amo pao caseiro

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber se quando faço o fermento eu ja coloco na geladeira porque fiz mais ele azedou tipo ele sobe fica tres camadas no meio fica uma consistencia meio que parece uma gosma porfavor me responda

    ResponderExcluir
  6. Realmente o pão com fermento de batata inglesa, é muito gostoso. Porém, os meus pães ficam massudos (pesados). Coloco na massa, farinha, gordura, nata, ovos, sal e açúcar. Crescem bastante, por um período de 8 horas após a cilindragem. Gostaria que alguém me orientasse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc já coloca gordura não ponha nata se colocar muito ingredientes ele fica pesado hj eu fiz o meu cresceu bastante

      Excluir
  7. Olá fiz o fermento ele fermentou bem más meu pão ficou Azevedo.

    ResponderExcluir
  8. Lucivânia
    Vc vai reformando ele todos dia pelomenos 3 vezes seguidas e esperimenta
    se ele não estiver azedo o pão também não fica..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas