Arroz de china metida a besta


1) Todo gaúcho sabe que a expressão "china" é um encurtamento da palavra "chinoca" que é uma forma carinhosa de chamar a "prenda" que por sua vez é a mulher ou namorada. Ok, tem uns desorientados que usam a expressão representando uma profissão nada fácil, exclusiva das mulheres, de forma pejorativa.

2) Os tropeiros e carreteiros, antigos mercadores do Rio Grande do Sul, passavam dias viajando pelos pagos entregando mercadorias e gado. Acampavam e preparavam suas refeições de modo rústico. Como não havia forma de acondicionar em geladeiras ou freezers na época, usavam salgar a carne para conservá-la, originando o charque. Para preparar uma comida fácil, em acampamento, juntavam arroz e cebolas e criaram o ARROZ DE CARRETEIRO, que diferencia do risoto por ser mais seco e com arroz agulhinha.

Uma variação muito comum, talvez a mais conhecida deste prato é o arroz de china pobre, que pelo nome já indica uma mulher pobre, com poucas condições, usa ingredientes simples e baratos. Uma linguiça, meia cebola e arroz o quanto baste para alimentar a família toda.

Findo o momento cultural , vamos ao momento culinário:

Se você buscar aí pela internet, vai achar arroz de china emergente, de china classe média e até de china rica, com champignons e outros ingredientes nobres.

Como eu só tinha em casa:

1 colher de azeite
1 linguiça andouille (aquela linguiça apimentada que usei no desafio do Gambo)
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 taça de vinho branco
arroz (coreano, que parece o carnarolli)
sal a gosto
salsinha pra enfeitar

coloquei o azeite na panela, a cebola picada e o alho amassado; deixei refogar até ficar amarronzado. Adicionei a linguiça sem pele e picada e refoguei por uns 5 minutos. juntei o arroz, misturei tudo e juntei a taça de vinho. Deixei até sevar o vinho, então acrescentei água quente e deixei cozer o arroz. Mexi de vez em quando e acrescentei água até o arroz ficar al dente; joguei a salsinha e tampei a panela por uns 10 minutos antes de servir.

Por ter usado a ideia do arroz de china pobre, mas ter sido feito com produtos mais elaborados e usado vinho, chamei de arroz de china "metida a besta" .









Comentários

  1. rsrs... adoro arroz carreteiro, deu água na boca!!

    ResponderExcluir
  2. Sou craque nesse prato hehehe, no final eu acrescento ovos picados também. Já estou com os ingredientes preparados, só falta largar o note e colocar o avental.abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas