segunda-feira, 26 de julho de 2010

DARING BAKERS CHALLENGE JULY, 2010 - Swiss swirl ice cream cake!


The July 2010 Daring Bakers’ challenge was hosted by Sunita of Sunita’s world – life and food. Sunita challenged everyone to make an ice-cream filled Swiss roll that’s then used to make a bombe with hot fudge. Her recipe is based on an ice cream cake recipe from Taste of Home


Um dos motivos de eu ter criado reativado o blog, foi porque a Renata Lacerda me convidou pra participar de desafios culinários do site The Daring Kitchen. Um dos motivos de eu ter aceitado foi porque é de comida, outro porque é em inglês e me força a prender mais, mas, acima de tudo adoro um desafio.
----------------
Este mês o desfio foi esta torta de sorvete feito em casa com rocamboles  Swiss Rolls e ganache fudge de chocolate que fica divina e "desaparece" do freezer.
Tanto desaparece que fiz duas em menos de 15 dias!!!

Ok, já enchi vocês de curiosidade e desejo, vamos aos fatos e ingredientes:
Não é de difícil confecção, só demanda tempo.  

SWISS ROLS

Ingredientes para a massa
6 ovos de tamanho médio na temperatura ambiente
1 xícaras ou 225 gramas de açúcar refinado + extra para polvilhar
6 colheres de sopa ou 45 gramas de farinha  e

5 colheres de sopa ou 40 gramas de cacau em pó natural sem açúcar, peneirados juntos
2 colheres de sopa ou 30ml de água fervente
um pouco de óleo para untar as assadeiras
 

Ingredientes para o recheio
2 xícaras ou 500 ml creme de leite fresco
1 vagem de baunilha, cortada em pequenos pedaços de cerca de ½ cm (ou 1 colher de chá de extrato de baunilha)
5 colheres de sopa ou 70 gramas de açúcar refinado



Método Pré aqueça o forno a 200 º C, aproximadamente. Unte as formas e forre com papel manteiga também untado. Se você tem apenas uma forma, deixe-a esfriar completamente antes de usá-lo para o próximo bolo. Em uma tigela grande, adicione os ovos e o açúcar e bata até ficar muito espesso, quando os batedores são levantados, deve deixar um rastro na superfície por pelo menos 10 segundos. Adicione a mistura de farinha, em três lotes e misture bem delicadamente com uma espátula.  Divida a mistura entre as duas formas e espalhar uniformemente. 
Coloque no forno pré aquecido e asse por cerca de 10-12 minutos ou até que o centro seja elástico ao toque. Espalhe um pano de prato sobre o balcão e polvilhe açúcar refinado um pouco sobre ele. Vire o bolo sobre a toalha e descasque o papel manteiga. Aparar arestas nítidas.   
A partir de um dos lados mais curtos, começa a fazer um rolo com a toalha de fora para dentro. Deixe esfriar o rolo envolvido em um pano, com o final para baixo. Repita o mesmo para o próximo bolo também. Se estiver usando a fava de baunilha, passe-a no processador com o açúcar para em seguida, adicionar ao creme de leite e bater até conseguir um creme espesso. Se estiver usando extrato de baunilha, adicione o açúcar e o extrato ao creme e bata até o ponto de pico. Divida a mistura entre os bolos de creme completamente frio. 
Abra o rolo e espalhe a mistura de creme, certificando-se de não ir até as bordas (deixe uns 2 cm de um lado). Enrole os bolos de novo, desta vez sem a toalha. Embrulhe em filme plástico e deixe esfriar no frigorífico até necessário, costura lateral para baixo. 


O SORVETE DE BAUNILHA
Eu fiz o sorvete sem sorveteira. 

Ingredientes
2 xícaras ou 500 ml  de creme de leite fresco 
1 fava de baunilha, picados ou 1 colher de chá de 5 ml de extrato de baunilha
½ xícara ou 115gms de açúcar cristal
Método 
Moa junto o açúcar e a baunilha em um processador de alimentos. Em uma tigela, acrescente o creme de leite e a mistura de açúcar de baunilha e bata levemente até que tudo seja misturado. Se você estiver usando o extrato de baunilha, moer o açúcar em si e em seguida junte o açúcar com o extrato de baunilha ao creme e bata até ficar um creme firme.
Despeje em um recipiente amigável ao freezer e congele até que fique duro em torno das bordas. Retire do freezer, bata até ficar liso e volte
ao freezer. Faça isto 3-4 vezes até definir completamente.


O CREME FUDGE
 
Ingredientes

1 xícara ou 230gms de açúcar refinado 
3 colheres de sopa ou 24 gramas de pó de cacau natural sem açúcar
2 colheres de sopa ou 15 gramas de maizena (amido de milho)  
1 e ½ xícara ou 355ml de água 
1 colher de sopa ou 14 gramas de manteiga 
1 colher de chá de 5 ml de extrato de baunilha 
Método
Em uma panela pequena, misture o açúcar, o cacau em pó, farinha de milho e água.
Coloque a panela ao fogo e mexa constantemente até que começa a engrossar(cerca de 2 minutos). Retire do fogo e misture com a manteiga e a baunilha. Reserve para esfriar.


O SORVETE DE CHOCOLATE

Ingredientes 
2 xícaras ou 500 ml de creme de leite fresco
1 xícara ou 230 gramas de açúcar 
3 colheres de sopa ou 24 gramas de pó de cacau natural sem açúcar
 

Método 
Bata junto o açúcar e o cacau em pó em um processador de alimentos. 
Em uma panela, adicione todos os ingredientes e misture levemente.
Coloque a panela ao fogo e continue mexendo até que ele começa a borbulhar nas bordas. 
Retire do fogo e deixe esfriar completamente antes de se transferir para um recipiente que possa ir ao freezer e deixe lá até que gele em torno das bordas. Se você estiver usando uma sorveteira, faça o sorvete de acordo com as instruções do fabricante, após a mistura esfriar completamente. Retire do freezer, bata até liso e voltar ao freezer. Faça isto 3-4 vezes e em seguida, definir completamente.


MONTAGEM
Cortar os Swiss rolls em 20 fatias iguais (cerca de 1 cm cada).
Cubra o fundo e as laterais da tigela em que você está usando para definir a sobremesa com película aderente / plástico. 

Arranjar duas fatias no fundo da panela, com seus lados de costura frente para o outro. Arrume as fatias de rocambole Swiss rolls  até a bacia, com os lados da costura costas voltadas para o fundo, para cobrir as laterais da tigela.
Amoleça o sorvete de baunilha. Espalhe-o para cobrir os rolos do fundo e das laterais da tigela. Cubra a tigela com filme plástico e congele  (pelo menos 1 hora) 
 

Adicione o creme fudge sobre o sorvete de baunilha e volte a congelar (Pelo menos mais uma hora) (eu não esperei, botei logo o sorvete de chocolate e por isso ficou torto)
Amoleça o sorvete de chocolate e espalhe-o sobre o creme fudge. Cubra com filme plástico e congele durante pelo menos 4-5 horas, até completamente definido. 







Remova a tampa de plástico, e coloque o prato em cima da tigela. Vire-a de cabeça para baixo e retire a tigela e o forro de plástico. Se a tigela não sair facilmente, limpe as laterais com um pano de prato umedecido com água quente. 
 


Enjoy!!!!!!!!!!!




9 comentários:

  1. Ai Jesuis Lele! Deve ficar divino! Salivei aqui.
    E fica lindo né?!?!?!

    ResponderExcluir
  2. Pri, como sobremesa de verão é perfeita! E nem é difícil de fazer!

    ResponderExcluir
  3. Puuuuuuuutz! Deve ser muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso! Deve ter ficado uma delícia de fato! Combinou perfeitamente com o calor KOREANO!!! Parabéns! Arrebentou!!!

    ResponderExcluir
  5. Beautiful! Your ice cream looks rich and chocolatey... Great work!

    ResponderExcluir
  6. tks Ruth! This challenge was a delicious delight!

    ResponderExcluir
  7. Ooooh looks so delicously chocolately! Beautiful presentation!

    ResponderExcluir
  8. Beautiful swiss swirl ice cream cake and love the red rose decor, it really makes it pop!Fantastic job and it looks so yummy!

    ResponderExcluir
  9. O seu tbm ficou lindo!
    Parabéns!
    ;)

    ResponderExcluir