domingo, 12 de fevereiro de 2012

Zuppa Jota

Ok, concordo que foto de sopa nem sempre é bonita.  
Esta não foge a regra e não faz jus ao sabor da sopa. 


A Zuppa Jota (se pronuncia iota) é tradicional no Norte da Itália, mais precisamente a região de Trieste, antiga Ístria; tem influência da cozinha alemã e é perfeita para um dia de inverno.


A minha receita é  adaptada, porque aqui é meio complicado de achar os ingredientes "originais", mas ficou bem parecida com a que tomei em Trieste quando lá estive.


Basicamente, a sopa contém carne de porco,  cebola, feijão branco, batata, alho e chucrute (sauerkraut). Fica uma trilícia!

A minha eu fiz com:

100 gramas de carne de porco dessalgada e cortada em cubinhos de 1cm
100 gramas de bacon picado
uma linguiça comum e uma apimentada
duas cebolas picadas
uma batata média em cubos 
uma lata de feijões brancos cozidos em água e sal
duas folhas de louro
salvia
2 dentes de alho picados
1/2 vidro de chucrute (sauerkraut in prossecco bianco)

Comecei refogando a cebola, o alho o bacon, as linguiças e a carne de porco dessalgada; adicionei água e deixei ferver por uns 15 minutos. Adicionei a batata, os feijões e o louro e deixei ferver por mais 15 minutos. Por último, adicionei o chucrute e a salvia, corrigi o sal e deixei ferver por mais 15 minutos para agregar todos os sabores.

Servi para um marido feliz que adorou a idéia.  Ele me perturbou por muito tempo pra que eu fizesse esta sopa.  Confesso que a idéia de chucrute na sopa não me caía bem, mas depois de provar e gostar da sopa e o melhor, encontrar chucrute com prosecco e não vinagre, mudei  minha opinião.

Enjoy!

Um comentário: