sábado, 26 de novembro de 2011

THE DARING BAKERS’ NOVEMBER, 2011 CHALLENGE: FILIPINO DESSERTS - SANS RIVAL CAKE



THE DARING BAKERS’ NOVEMBER, 2011 CHALLENGE: FILIPINO DESSERTS - SANS RIVAL CAKE

Catherine of Munchie Musings was our November Daring Bakers’ host and she challenged us to make a traditional Filipino dessert – the delicious Sans Rival cake! And for those of us who wanted to try an additional Filipino dessert, Catherine also gave us a bonus recipe for Bibingka which comes from her friend Jun of Jun-blog.





"Sans rival" significa "sem rival" e qualquer Filipino irá argumentar com você que isso é verdade. Embora seja uma das sobremesas mais populares nas Filipinas, as suas origens são certamente francesas. Na década de 1920 a 30, havia muitos filipinos, que foram para o exterior para estudar. Um bom número foi para a França e aprendeu muitas técnicas de culinária francesa, que depois trouxe para casa. A  Sans Rival é feita com camadas de Dacquoise, (merengue) geralmente usando castanha de caju triturada, com muito da rica cobertura buttercream francesa. O Dacquoise é assado até ficar seco como uma camada crocante que  intercalará o creme amanteigado e sedoso. 


Sans Rival:
Serve 12 pessoas

Ingredientes
10 claras, de ovos grandes em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar branco granulado
1 colher de chá de cremor tártaro
¼ xícara de cacau em pó (opcional e não tradicional) 
*** eu substituí por morango em pó que só vi aqui na Coréia!!!
2 xícaras de castanha de caju picadas e moídas

Direções:
Dependendo do tamanho do seu forno, você terá de assar as camadas, que são quatro no total, em duas ou mais vezes.  Assegure-se de ter sempre papel  e uma forma fria para colocar a nova camada antes de assar.
1. Pré-aqueça o forno a 160 ° C.
2. Forre o fundo da forma com o papel manteiga.
3. Bata as claras em velocidade moderada, até formar picos firmes.  Polvilhe com o cremor tártaro. Aos poucos, adicione o açúcar, duas colheres de sopa de cada vez, continuando a bater agora em velocidade alta até formar picos duros e brilhante.
4. Misture uma parte da castanha moída, reservando o suficiente para usar como decoração.
5. Divida o merengue em quatro partes iguais. Espalhe na forma, uniformemente para as bordas. Se fizer em lotes, use papel manteiga e forma resfriada para cada lote.
Se preferir, desenhe o círculo do tamanho que deseja no papel manteiga e faça a camada daquele tamanho.
6. Asse em forno pré-aquecido por 30 minutos ou até dourar. Retire o merengue do tabuleiro enquanto ainda quente, deixe esfriar um pouco. Retire o papel enquanto ele ainda está quente, é difícil de remover, por vezes, quando estiver completamente resfriado.
7. Quando estiver frio,  recorte para que todos as quatro camadas de merengue fiquem uniformemente iguais. Reserve.

Creme de manteiga francês:
Ingredientes
05 gemas de ovos grandes, temperatura ambiente
01 xícara de açúcar branco granulado
1 / 4 xícara de água
01 ¼ xícara de manteiga sem sal, temperatura ambiente
Sabor opcional: 55 gramas de chocolate sem açúcar, derretido, ou 1 ½ colher de chá extrato de amêndoas, ou 1 ½ colher de chá de extrato de baunilha, ou qualquer sabor que você goste.

Direções:
1. Coloque as gemas em uma tigela. Bata em velocidade alta até que as gemas dobraram em volume.
2. Coloque o açúcar e a água numa panela e cozinhe em fogo médio até o açúcar se dissolver e a calda atingir 112° C.
3. Com a batedeira em alta, muito lentamente despeje a calda abaixo pelos lados da tigela, até que tudo tenha sido adicionado. Tenha cuidado, pois a calda muito quente pode queimar-lhe se houver respingos dos batedores. Continue batendo em alta velocidade até que a mistura esteja a temperatura ambiente (cerca de 15 minutos). Ainda em alta velocidade, bata a manteiga amolecida, um quarto de colher de cada vez. Adicionar aromatizantes depois de bater na manteiga. Refrigerar pelo menos uma hora, e mistura-lo até ficar liso, pouco antes de usar.
Montagem:
Comece com um merengue  no fundo,  com um pouco de creme de manteiga para segurá-lo no lugar. Espalhe uma camada fina de creme e coloque outro merengue por cima. Repita com uma camada fina de creme, merengue, camada fina de creme, merengue e, finalmente, creme por cima e dos lados. Decore com as castanhas reservados.

Leve à geladeira até que esteja pronto para servir. É mais fácil de cortar frio. Pode congelar.

Um comentário:

  1. Se valeu! Fiz a minha pequenininha, já quase no laço do prazo rsrs. Adorei a sua versão "strawberry", acho que foi a mais original da turma :)

    ResponderExcluir