quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Agnolini ou capeletti de carne in broddo


Descendente de  italianos que sou, cresci ouvindo que o nome dessa massa é Agnolini. Muitos chamam de Capeletti. Creio que até deve haver explicação e diferenciação, mas pra mim é basicamente confort-food!

Domingo de ressaca após uma noitada de Fondue e vinho, minha alma pedia por uma sopa destas. 

Preparando o caldo, que chamamos de broddo, coloquei na panela pra dourar uns pedaços de carne.  Quando a carne dourou, juntei uma cebola cortada em 4, e um ramo de tomilho, mais uma refogadinha e água pra ferver até a carne ficar macia e a cebola desmanchar. Coisa de uma hora mais ou menos, e enquanto isso, preparei os agnolini. 

Pra fazer a massa usei 01 ovo e aproximadamente 1 xícara de farinha. Amassei e abri bem fina.Cortei em quadrados de aproximadamente 04 cm de lado. Quanto menorzinho mais bonitinho, e facilita a comer depois. É uma bocada só. 

Para o recheio, usei uns 100 gramas de picanha que eu tinha em casa. Piquei na faca, bem miudinho e temperei com sal, pimenta e tomilho.  O recheio é usado cru, para reter mais o sabor dentro do "chapeuzinho". E como a quantidade é pequena, cozinha muito bem no broddo, não deixando nada cru, só mais saboroso.

Terminada a montagem, acertei a quantidade de água e sal do broddo e ao ferver adicionei a massa.  Ferveu por 5 minutos e ao servir, acrescentei mais tomilho fresco pra realçar o sabor.

Nhammm...


3 comentários:

  1. ADOREI! Show de bola, Leandra! Qualquer dia desses vou experimentar :)

    ResponderExcluir
  2. wow this is something different for what I made I usually make dumpling soup it is a kind of same procedure but different in ingredient. I would love to try this too. thanks

    ResponderExcluir
  3. Lê, eu AMO ISSO!!!!!!!!!!!!!!!! Comeria uma pratada agora mesmo, as 5 da tarde e com um calor de 30 graus!

    ResponderExcluir