Pirão de Bacalhau




Hoje, domingo, dia da santa preguiça e meu marido me tirou da cama  às 8h da madrugada pra irmos comprar peixe fresco! Ele  soube de um lugar aqui na Ilha de Geoje mesmo, que se alguém quiser ir eu levo, mas explicar é muito complicado.

  é o centro do comércio de Cod Fish  ou bacalhau.  Os peixes tem até etiqueta personalizada e numerada de identidade!!!

Compramos um casal de peixes que depois de limpos pesaram mais de 10 kg!

Dizem os Coreanos que o macho é o mais saboroso, então pedi para fazer o macho em postas e a fêmea para que deixassem inteira para assar.

Mas é muito peixe só pra duas pessoas. A Fêmea inteira, limpei melhor e foi pro freezer. Vai  ser assada em alguma ocasião em breve. O macho, metade das postas fiz pro almoço hoje em um cozido tipo moqueca , bem simples, que modéstia a parte, ficou dos Deuses. Pra acompanhar, arroz branquinho e pirão.

Ahhhhh o pirão.  Eu gosto mais do pirão que do peixe!

Numa panela coloque as os outros pedaços que não as postas bonitas do peixe. Uma cebola cortada em 8, um tomate cortado em 4, talos de salsa, coentro, sal, água e ferva até cozinhar tudo.
Coe o caldo e retorne-o pra panela. Separe a carne do peixe e o tomate sem pele e despreze o restante.
Com um garfo, amasse a carne do peixe pra desfiar e eliminar possíveis espinhas. Retorne pra panela com o caldo e adicione 3 a 4 colheres de sopa de farinha de mandioca, e mexa bem.  Como não está fervendo, não vai empelotar; mantenha mexendo até o creme se formar, junte uma 2 ou 3 colheres de sopa de azeite e deixe em fogo médio até a farinha cozinhar, uns 5 minutos mais ou menos. Prove e corrija o sal  se precisar.

Delicie-se!

Comentários

  1. Lê, eu também gosto mais do pirão do que do peixe... Amei saber esse lance do casal!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de pirao.tambem gostei da atitude do casa, se todo os casais fossem assim era maravilhoso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas