Cinnamon rolls

Desde que os provei na Noruega, sempre quis fazê-los  Muitas vezes  desistia só de ler a receita, pois não me parecia que ficariam realente bons.

Aí encontrei esta receita no blog da Dani Noce

Modifiquei a calda, porque gosto menos doce, e ficou assim: 

Cinnamon roll

 

Massa

250 ml de leite integral ou vegetal

10 gr de fermento biológico seco

100 gr de açúcar refinado

80 gr de manteiga

1 pitada de sal

2 ovos

500 gr de farinha de trigo + 50 gramas para polvilhar

 

Recheio

300 gr de açúcar mascavo

1 + 1/2 colher de sopa de canela em pó

100 gr de manteiga

 

Finalização (calda de açúcar)

6 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

3 colheres de sopa de leite

 

Modo de preparo: massa

Coloque o leite para amornar (sem deixar ferver).Transfira o leite para uma tigela, adicione o fermento e mexa um pouco até que eles se misturem. Deixe descansar por 5 minutos. Acrescente o açúcar, a manteiga (em temperatura ambiente), o sal e os ovos. Misture tudo muito bem e coloque a farinha.(a quantidade de farinha nessa receita varia de acordo com a umidade), portanto, comece colocando 500 gramas e vá acrescentando aos poucos  conforme  a necessidade, até soltar das mãos. Jogue um pouco de farinha na mesa e sove a massa de 10 a 15 vezes. Passe um pouco de óleo em uma tigela e disponha a massa ali dentro. Coloque mais um pouquinho de óleo na parte de cima da massa para evitar que ela resseque. Cubra a tigela com um pano, deixe-a em um lugar quentinho e espere até que ela dobre do tamanho(aproximadamente 1 hora e meia).

Modo de preparo: recheio

Em uma tigela coloque o açúcar, a canela e a manteiga em temperatura ambiente. Misture tudo até formar uma pastinha e reserve.

 

Montagem

Polvilhe um pouco de farinha na mesa e, com a ajuda de um rolo, abra a sua massa em um retângulo de aproximadamente 20 cm x 30 cm e com mais ou menos 1 cm de espessura. Espalhe a pastinha de açúcar e canela na sua massa (deixe apenas o final sem recheio para enrolar depois). Enrole a sua massa e corte em 8 pedaços iguais. Unte uma forma grande e coloque os rolinhos bem espaçados uns dos outros. Deixe descansar em um lugar quente por mais 1 hora. Coloque no forno a 200°c por aproximadamente 45 minutos ou até que os rolinhos fiquem dourados.

 

Finalização

Quando os rolls estiverem quase prontos misture o açúcar de confeiteiro com o leite. Tire a massa do forno e, com ela ainda bem quente, despeje em fio a calda por cima de todos os rolinhos.

Podem ser consumidos quentes ou frios.


Comentários

Postagens mais visitadas