sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CROSTATA

The 2010 November Daring Bakers’ challenge was hosted by Simona of briciole. She chose to challenge Daring Bakers’ to make pasta frolla for a crostata. She used her own experience as a source, as well as information from Pellegrino Artusi’s Science in the Kitchen and the Art of Eating Well.




CROSTATA

É uma sobremesa italiana, com a base  feita de massa amanteigada (ou pasta frolla) ou massa de torta doce feita de farinha, açúcar, manteiga e ovos. A Pasta Frolla é versátil: ele fornece a base para fazer crostata de frutas em conserva, geléia, creme de confeiteiro, frutas frescas, ricota, e outros ingredientes sendo muito saborosa. 


O desafio todo está aqui




Crostata di limone


O meu cremede limão, apesar  de delicioso, ficou molengo. Reprovado para retransmitir, mas a Massa eu traduzo.






Massa da Crostata (Pasta Frolla)


Ingredientes:
1/2 xícara, menos 1 colher (ou 100 gramas) de açúcar de confeiteiro

1 e 3/4 xícara de farinha de trigo cruauma pitada de sal
115 g de manteiga sem sal fria, corte em pedaços pequenos
raspas da casca de meio limão
1 ovo grande e 1 gema de ovo grande, levemente batidos em uma tigela pequena



Fazendo Pasta Frolla à mão:
Misture a farinha, o açúcar e o sal em uma tigela.Esfregue ou corte a manteiga na farinha até que a mistura tem a consistência de migalhas grosseiras. Você pode fazer isso na tigela ou na superfície de trabalho, com a mão ou um instrumento de escolha.

Faça um buraco no centro da farinha e adicione a mistura de manteiga e despeje os ovos batidos nele.Adicione as raspas de limão.Use um garfo para incorporar o líquido para os ingredientes sólidos e, em seguida, use as pontas dos dedos.Amasse levemente apenas até a massa se reúne em uma bola.Molde a massa em um disco plano e embrulhe em filme plástico. Coloque a massa na geladeira e deixe gelar por pelo menos duas horas. Você pode refrigerar a massa durante a noite.



Fazendo Pasta Frolla no processador de alimentos:
Coloque o açúcar, farinha, sal e as raspas de limão no processador de alimentos e pulse algumas vezes para misturar.Adicione a manteiga e pulse algumas vezes, até que a mistura tenha a consistência de farinha grossa. Passe o conteúdo do processador de alimentos para a sua superfície de trabalho para continuar , molde a massa em um disco plano e embrulhe em filme plástico. Coloque a massa na geladeira e deixe gelar por pelo menos duas horas. Você pode refrigerar a massa durante a noite.



A massa ficou ótima. Meu recheio que me decepcionou, embora estivesse saboroso.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo desafio! Não ligo para o "molengo" mas me enganou direitinho, pois eu achava que fosse de maracujá! rsrsrs
    Maracujá ou limão, adoro ambos! Delícia!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Renata! Eram gotas de chocolate "navegando" no lago de limão hahaha

    ResponderExcluir
  3. I thought that you did passion fruit but it lemon and chocolate chips well done and it looks lovely even if you weren't that happy with it. Cheers from Audax in Sydney Australia.

    ResponderExcluir
  4. It looks delicious and the crust looks great. Sorry that you were disappointed in the filling.

    ResponderExcluir
  5. I hope you will find a filling that satisfies you. The crostata looks good.

    ResponderExcluir