Agnolini ou capeletti de carne in broddo
Descendente de italianos que sou, cresci ouvindo que o nome dessa massa é Agnolini. Muitos chamam de Capeletti. Creio que até deve haver explicação e diferenciação, mas pra mim é basicamente confort-food!
Domingo de ressaca após uma noitada de Fondue e vinho, minha alma pedia por uma sopa destas.
Preparando o caldo, que chamamos de broddo, coloquei na panela pra dourar uns pedaços de carne. Quando a carne dourou, juntei uma cebola cortada em 4, e um ramo de tomilho, mais uma refogadinha e água pra ferver até a carne ficar macia e a cebola desmanchar. Coisa de uma hora mais ou menos, e enquanto isso, preparei os agnolini.
Pra fazer a massa usei 01 ovo e aproximadamente 1 xícara de farinha. Amassei e abri bem fina.Cortei em quadrados de aproximadamente 04 cm de lado. Quanto menorzinho mais bonitinho, e facilita a comer depois. É uma bocada só.
Para o recheio, usei uns 100 gramas de picanha que eu tinha em casa. Piquei na faca, bem miudinho e temperei com sal, pimenta e tomilho. O recheio é usado cru, para reter mais o sabor dentro do "chapeuzinho". E como a quantidade é pequena, cozinha muito bem no broddo, não deixando nada cru, só mais saboroso.
Terminada a montagem, acertei a quantidade de água e sal do broddo e ao ferver adicionei a massa. Ferveu por 5 minutos e ao servir, acrescentei mais tomilho fresco pra realçar o sabor.
Nhammm...
ADOREI! Show de bola, Leandra! Qualquer dia desses vou experimentar :)
ResponderExcluirwow this is something different for what I made I usually make dumpling soup it is a kind of same procedure but different in ingredient. I would love to try this too. thanks
ResponderExcluirLê, eu AMO ISSO!!!!!!!!!!!!!!!! Comeria uma pratada agora mesmo, as 5 da tarde e com um calor de 30 graus!
ResponderExcluir